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Relatório Mensal de Ocorrências

Neste artigo, explicamos o passo-a-passo de como preencher corretamente o Relatório Mensal de Ocorrências, uma planilha que serve para declarar férias, desligamentos e afastamento dos colaboradores.

Tutorial

Download da Planilha

Vá para a página Documentos -> Acompanhamento de entregas. Procure pelo campo do documento nas abas de pendências (Atrasados ou Próximas entregas):

 


Modelo da Planilha

A planilha possui três páginas, sendo apenas uma a ser preenchida. Você pode conferir o modelo da planilha aqui.

Relatório Mensal

A primeira página da planilha, intitulada "Relatório Mensal" é a única a ser preenchida, como mostraremos no tópico Passo-a-Passo.

 

Motivos de Afastamento

A segunda página se refere aos motivos de afastamento, ou seja, as razões para qual o colaborador está ausente por tempo limitado (determinado ou indeterminado), ainda mantendo vínculos com a empresa.

 

Motivos de Rescisão

A terceira e última página se refere aos motivos de desligamento, ou seja, as razões para qual o colaborador está desligado da empresa.


 

Passo-a-passo

Cabeçalho

1.   Os campos em vermelho já são preenchidos automaticamente pelo sistema e não é permitido que sejam alterados.

2.   O campo em verde deve ser preenchido com o CPF do responsável pelo preenchimento.

Opção do tipo de declaração

A campo logo a seguir, “Selecione a opção pertinente ao envio da competência em questão” tem duas opções para serem selecionadas:

>> Declaração de Ausência de Movimentações

Caso não tenha nenhuma ocorrência de nenhum pedido cadastrado na plataforma referente à competência, basta selecionar a opção abaixo, salvar o arquivo e imputá-lo no sistema:

Atenção: Após selecionar esta opção, não será necessário preencher nenhum dos outros campos a seguir.

>> Declaração de envio de informações

Caso haja ocorrências a serem relatadas, basta escolher a opção abaixo (já selecionada por padrão) e continuar seguindo com o procedimento deste passo-a-passo:

Pedidos sem ocorrência

Caso não sejam todos os pedidos que tenham tido ocorrências, é preciso listá-los com o número do pedido cadastrado no portal no campo abaixo:

Caso sejam mais de um pedido, deve-se usar ponto e vírgula (;) para separar um pedido de outro;

Caso o pedido sem ocorrência não tenha número no portal, ele não precisa ser listado.


Campos de lista suspensa

As colunas destacadas em laranja possuem campos com listas de seleção com os valores válidos encontrados no portal:

Quaisquer divergências com esses valores ocasionam erro na análise.

Campos de texto livre

Os campos das colunas destacadas em verde são preenchidos por texto livre:

Contudo, é de suma importância que os campos CPF e Nome completo do colaborador sejam escritos de forma igual a registrada no sistema, respeitando pontuação, espaços, maiúsculas e minúsculas acentuação.

Para copiar e colar dados sem ocasionar problemas, sugerimos que após selecionar a célula desejada, clicar nos botões Ctrl + Shift + V, para colar sem formatação.

Campos de data

OBS: O relatório possui 2 campos de data obrigatórios e 1 campo de data opcional, por isso, deve-se ter atenção ao formato da data:

Certifique-se de preencher as datas seguindo o formato de datas configurado no seu sistema.

Por exemplo, para 5 de novembro de 2025: use 11/05/2025 no formato americano (MM/DD/YYYY) ou 05/11/2025 no formato brasileiro (DD/MM/YYYY).

Os campos da coluna destacada em vermelho são preenchidos com datas:

Os campos da coluna da Data da Movimentação devem receber imensa atenção, pois apenas as datas dentro do mês da competência serão lidas sem problemas:

Campos opcionais

As colunas destacadas em ciano são opcionais:

      • Data de retorno da Movimentação (se aplicável): Campo no formato de data;
      • Observação (se necessário): Texto livre.

Envio

Com todos os campos devidamente preenchidos, basta salvar a planilha e enviá-la no campo da competência.