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Módulo de Declaração de Não Prestação de Serviço

Neste artigo, você vai entender para que serve o módulo de Declaração de Não Prestação de Serviço e como utilizá-lo na prática, de forma simples e objetiva.

É necessário acessar o AFM Gestão. Caso não esteja localizando-o, leia o artigo Como acessar o ambiente AFM Gestão? e volte para este passo a passo.

O que é e para que serve?

Esse módulo é usado em contratos nos quais não houve prestação de serviço em determinado período (competência).

Esse processo garante mais transparência e evita cobranças indevidas para competências sem operação.

Exemplo prático

Imagine que você firmou um contrato em janeiro/2025, mas, por conta de intercorrências, a operação só começou em fevereiro/2025.

Logo, você não possui documentações recorrentes referentes ao mês de janeiro/25, e precisa declarar isso no sistema.

  • Após o lançamento da declaração, o cliente precisa validá-la. Ele pode aprovar ou recusar.
  • Apenas documentos recorrentes e mensais deixam de ser cobrados após a aprovação. Outras documentações continuam sendo exigidas.
  • O sistema não remove o agendamento do documento; ele apenas considera o documento como "entregue".

Passo a passo

1. Acesso o módulo "Não prestação de Serviços"

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2. Lance a informação da competência sem serviço

    • Clique no ícone “+” para adicionar uma nova declaração.

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    • Escolha a competência (mês/ano) no calendário.

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    • O sistema mostrará os contratos ativos nesse período. Selecione o(s) contrato(s) que não tiveram prestação de serviço:

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    • Clique em “Salvar”

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Essa solicitação só será validada após a aprovação do cliente. Sem a aprovação, o sistema não realiza alterações.

Informações adicionais e acompanhamento

Acompanhar solicitações lançadas

1. Use os filtros para refinar sua busca

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2. Clique em buscar

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3. O sistema exibirá:

    • Dados do contrato;
    • Data da solicitação;
    • Status;
    • Data da análise;
    • Responsável pela análise;
    • Entre outros.

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Remoção de solicitações (antes da análise)

é possível remover solicitações ainda não analisadas, ou seja, com status “Aguardando aprovação”.

1. Clique nos três pontinhos ao lado da solicitação.

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2. Selecione “Remover”.

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Atenção: Antes de remover, confira se está removendo a competência e o contrato corretos.

Imagens meramente ilustrativas. Caso não apareça alguma das Ferramentas listadas, é possível que seu usuário não tenha acesso a ela.