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Lançamento de Integração no Módulo de Treinamento

Este artigo tem como objetivo orientar o processo de lançamento de turmas de integração no sistema AFM Gestão, realizado por meio do módulo de treinamentos.

Materiais de Apoio ao Lançamento de Integração

Este artigo explica de forma textual o uso do módulo de treinamento. Caso prefira, disponibilizamos um guia com imagens para download:

📄 Passo a Passo Ilustrativo (formato pdf)

Passo a Passo Textual

I. Acesse as Turmas

Acesse a aba Turmas, presente no módulo de treinamento, conforme sinalizado na imagem abaixo:

A aba de turmas é a seção na qual são criadas as turmas dos treinamentos. É aqui que informações como sobre o que é o treinamento, quem é o instrutor e das pessoas que participarão do treinamento são armazenadas.


II. Adicione uma nova turma

Para criar um treinamento, é preciso clicar no botão Adicionar nova turma.

Assim que apertá-lo, uma nova página será carregada onde serão cadastradas as informações do treinamento, conforme mostraremos a seguir.


lll. Informações sobre a Turma de Treinamento

Preencha as informações da Turma.

Para garantir um preenchimento adequado das informações da Turma, vamos tratar no detalhe cada uma das opções a serem preenchidas. Portanto, descrevemos abaixo como preencher cada campo necessário. 

Ressaltamos que apenas os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório, os demais são opcionais.

    1. Treinamento*: Escolha o tipo de treinamento dentro das opções listadas. 
    2. Turmas*: Registre o nome da turma. 
    3. Período*: Selecione o período do treinamento. Se é para ser de apenas um dia, é só escolher duas vezes a mesma data.
    4. Início Hora* e Término Hora*: Escolha a duração diária do treinamento, selecionando o horário de início e fim do treinamento.
    5. Validade*: Nesse campo, o ‘Nome do Documento’ será de preenchimento automático do sistema após o treinamento ser selecionado no primeiro campo. Já o campo de data (dd/mm/aaaa) deve ser preenchida com a respectiva data de validade do documento/treinamento. 
    6.  Nome do Instrutor*: Neste campo, coloque o nome do instrutor responsável pelo treinamento.
    7. Telefone do Instrutor: Campo opcional para preenchimento do telefone do responsável que aplicou o treinamento.
    8. E-mail do Instrutor: Campo opcional para preenchimento do e-mail do responsável que aplicou o treinamento.

Após preenchimento das informações obrigatórias (que contém asterisco), ao lado, aparecerá a tela para cadastrar os participantes do treinamento.


IV. Lançamento dos Participantes 

Para incluir participantes no treinamento de integração, é preciso clicar no botão de adição de participante.

 

Após isso, uma página pop-up aparecerá.

 

Há três opções de participantes que podem fazer parte da turma: Funcionários Terceirizados, Visitantes e Funcionários Próprios.

Inicialmente, a opção Funcionários terceirizados já está marcada, revelando uma lista de colaboradores cadastrados no sistema.

É possível incluir os participantes na turma de duas formas: Manualmente ou via Excel. Vamos descrever ambas, detalhadamente, abaixo.

Manualmente

É possível selecionar manualmente os funcionários que deverão participar do treinamento.

Caso seja selecionado o ícone sinalizado pelo círculo vermelho (imagem abaixo), todos os colaboradores listados serão incluídos na turma. Caso seja selecionado algum dos ícones sinalizados no retângulo vermelho (imagem abaixo), será selecionado um colaborador por vez.

Utilize os filtros presentes em tela para agilizar o processo e selecione apenas os colaboradores que irão participar da turma.

Excel

Também é possível colocar os participantes terceirizados imputando uma lista do Excel.

Atenção: esta opção só está disponível para Funcionários Terceirizados.

O primeiro passo é clicar em Exportar Lista, no qual será feito o download da planilha a ser preenchida.

O segundo passo é preencher a planilha com o CPF dos funcionários que participarão do treinamento.

Então, com a planilha preenchida, é preciso voltar no sistema clicar em Importar lista.

Aparecerá um novo pop-up, onde é possível escolher entre procurar no diretório local ou arrastar a planilha no sistema. Depois, é preciso clicar em Confirmar.

Caso o arquivo apresente algum erro ou esteja corrompido, aparecerá a seguinte mensagem:

Clicar no link realizará um download de um arquivo .txt explicando a razão do erro.


V. Conclusão da Turma

Com os participantes registrados, a turma está pronta. Agora, basta sinalizar quais colaboradores concluíram o treinamento de integração, seguindo o passo a passo abaixo.

Quando os colaboradores concluírem o treinamento, isso deve ser registrado no sistema selecionando cada colaborador ou selecionando a opção “Marcar todos como concluídos” sinalizada em vermelho.

Atenção: Só utilize a opção de “Marcar todos como concluídos” caso todos os colaboradores presentes na turma tenham realizado o treinamento.

Pronto! Se você seguiu todos os passos corretamente, os treinamentos de integrações foram lançados com sucesso!

 

Orientações Adicionais

I. Exclusão de Participantes

Caso precise remover um dos participantes, é só selecionar a lixeira do lado da linha de informações do participante.

A lixeira cinza remove um participante por vez enquanto a lixeira azul remove todos os participantes visíveis, ou seja, se for usado o filtro, pode deletar apenas os colaboradores filtrados.

ll. Utilização de Filtros

O sistema permite a consulta por meio de filtros, tanto de turmas como de participantes.

Utilizem os filtros para delimitar buscar e facilitar o processo!

Abaixo seguem exemplos de onde encontram-se os filtros disponíveis.

Filtro de Turmas

Filtro de Adição de Participantes

Interface gráfica do usuário, AplicativoO conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Filtro de Participantes da Turma

lll. Adição de Visitantes ou Funcionários Próprios nas Turmas

O sistema possibilita a inclusão de visitantes e funcionários próprios nas turmas, além dos funcionários terceirizados. Para seguir esse procedimento, basta seguir as instruções na imagem abaixo.

As imagens apresentadas neste material são de caráter ilustrativo e, por isso, podem não refletir exatamente a visualização do sistema em seu ambiente. Vale destacar que a interface pode variar conforme as permissões atribuídas ao cliente e ao usuário.